O Peso do Silêncio de Heather Gundenkauf

Dados do livro:

  • Título original: The Weight of Silence 
  • Páginas: 350 páginas
  • Editora: Harlequin Books
  • Edição: 2010
  • Idioma: Português

O Peso do Silêncio é um livro que inesperadamente te surpreende: pela a qualidade do enredo, pela sensação de um suspense que acompanha a história toda e por um lirismo que fascina o leitor. Além da linda capa e do nome complicadíssimo da autora (que não tenho noção de como se fala ~haha), Heather Gundenkuaf, este é um romance com foco dramático e linha policial, equilibrado com tensão e sensibilidade

Resumo:

Em Willow Creek, Iowa, o desaparecimento de duas meninas de 7 anos, em uma manhã calorenta, mexe dramaticamente com duas famílias, trazendo à tona recordações, segredos e conflitos que nos envolve em um clima de tensão durante toda a trama. Calli Clark, de 7 anos, não fala desde os 4 anos. De repente, ela parou de falar. Algo terrível aconteceu para que ela mantivesse o silêncio e a mudez por muito tempo. Isso preocupava sua amorosa mãe, Antonia, e Ben, seu corajoso irmão de 12 anos. Apesar de tudo, uma menina inteligente e aventureira. Griff Clark, seu pai, é um homem bêbado e violento, afligindo sua família. Todos tinham muito cuidado ao lidar com Griff, especialmente Calli.

Nessa manhã, porém, Calli acorda e quer ir ao banheiro. Seu pai está preste a sair para pescar com Roger e está bebendo. Calli, na esperança de seu pai já ter saído para a pesca, desce para ir ao banheiro. Mas Griff ainda está ali, e a chama. Ela vai apreensiva até ele, já prevendo que algo ruim vai acontecer. Griff, um homem atormentado pelo ciúme que sente do antigo namorado de Antonia, o Assistente de Xerife Louis, joga na cara de Calli que ela não se parece com ele, que ela não pode ser sua filha, e sim de Louis. Ele pega Calli pelos braços e a arrasta floresta dentro, falando que está levando-a para seu verdadeiro pai. Sem avisar ninguém, com a camisola rosa e os pés descalços, seu pai a leva para longe.

Petra, uma menina de 7 anos e melhor amiga de Calli, sua “alma gêmea”, estão sempre juntas. Entre as amigas há uma forma especial de comunicação, Petra sempre sabe o que se passa com Calli, sempre agindo como sua voz. Suas casas são vizinhas também. Nessa mesma manhã, enquanto ainda estava em seu quarto, algo atrai sua atenção no quintal, duas figuras estão indo em direção a floresta. Os reconhecendo, ela sai de seu quarto vestindo um tênis, e vai até a floresta para encontrá-los. Sai sem avisar seus pais.

Martin Gregory, professor da universidade e casado com Fielda, uma mulher muito mais jovem do que ele, ao levantar-se pela manhã percebe que sua filha não está no quarto, em lugar nenhum na verdade. Um desespero o toma. Procura pela casa toda, acorda sua esposa, nenhum sinal de Petra. Ela desapareceu. A última vez que a viram, foi quando a colocaram para dormir. Martin liga para o Assistente de Xerife Louis, comunicando que sua filha sumiu.

Antonia acorda com um barulho estrondoso de uma caminhonete, mas permanece tranqüila pois o marido vai passar alguns dias fora. Em sua porta, está Louis, seu amigo de infância, e Martin, pai de Petra e seu vizinho. Petra desapareceu e querem saber se Calli sabe de alguma coisa. Ela sobe até o quarto da filha, ela não está ali. Antonia pergunta para o filho Ben, que está acordado, se ele sabe da irmã. Tem algo errado, ela sai para procurar a filha pela casa, Calli também está desaparecida. Seus sapatos ainda estão ali. Aflição a toma. O que aconteceu com sua filha? E com Petra? Essa é uma pergunta que terá que ser resolvida pelo Assistente de Xerife Louis, iniciando uma operação de busca e uma investigação policial, que instiga também seu envolvimento pessoal nesse caso. Mesmo que queiram negar essa possibilidade, as meninas estão desaparecidas.

Sobre a História…

Uma busca frenética pelas duas meninas tem inicio. A trama é narrada através das vozes, lembranças e perspectiva de cada personagem, alternada em capítulos curtos, de forma fluida e envolvente. Durante esse acontecimento desesperador, Calli, Petra, Martin, Antonia, Ben e Louis, relembram eventos vividos no passado, que se mistura com o momento presente, buscando, talvez, uma explicação que culminou no desaparecimento dessas duas meninas. Conflitos familiares, escolhas erradas e ponderadas, culpas e arrependimentos tomam conta da consciência desses personagens tão fortes e marcantes.

Diversas vezes durante a leitura, me vi presa e perdida nos pensamentos e lembranças desses personagens, vivenciando com eles seus medos, erros, culpas e tensões, dissolvidos em uma narrativa eloquente e equilibrada. Suspense ponderado com uma narrativa sensível,  sentimos o peso do silêncio.

A única coisa que peca nesse livro, pelo menos na edição que eu tenho, é a revisão mal feita do livro. Muitas palavras erradas e frases sem terminar passaram pela revisão sem serem corrigidas. Isso pode incomodar um pouco durante a leitura. No entanto, O Peso do Silêncio, romance de estréia da autora, é fascinante e magistral. Um dos melhores livros que já li. Obrigatório para quem busca uma boa leitura, mesmo que não se identifique com o gênero. Sem dúvida, um romance cinco estrelas.

Nota:

Avaliação: 5 de 5.

Trecho de O Peso do Silêncio:

“Louis e eu vemos você quase ao mesmo tempo. Na floresta, entre árvores ocas com colmeias de abelhas cujo cheiro pesado e doce sempre me fará lembrar esse dia, vejo lampejos da camisola cor-de-rosa que você usou para dormir na noite passada. Meu peito relaxa, e tremo de alívio. Mal noto suas pernas arranhadas, os joelhos sujos de lama ou a corrente em suas mãos. Eu me estico para envolvê-la em meus braços, dar um abraço apertado, encostar meu rosto em sua cabeça molhada de suor. Jamais vou querer que você fale, jamais pedirei que converse. Você está aqui.” (Antonia – Contra-capa)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s